sexta-feira, 17 de abril de 2009

O que se entende sobre sociologia e sociedade?

Entende-se que a sociologia tem como objeto de estudo a sociedade, onde muitos não percebem, mas diariamente ela está presente no seu cotidiano, representando, assim, a sociedade como um todo. Sociologia provém da palavra socius, que significa sócio ou social e logos, que significa estudo, ou seja, é o estudo social da sociedade ou das relações entre as pessoas.
A sociologia pode ser entendida como uma área de conhecimento, que se baseia em ações minimalistas. Para a explicação sociológica é necessário um requisito ou um estado de espírito que proporciona o entendimento da vida em sociedade. Qualquer ato, por mínimo que seja pode ser analisado pela sociologia, desde uma reunião de negócios até uma breve ida ao supermercado. Sendo, assim, a sociologia compreende os atos não como individuais e sim refletindo questões muito mais abrangentes.
A sociologia pode ser caracterizada como uma forma própria de compreender o objeto, dependendo das divergências existentes no mundo, onde se entende que a mesma existe por causa da sociedade. Através da sociologia é possível encarar a realidade dos fenômenos sociais, se tornando um meio para a compreensão da realidade social. Por meio desta, é possível entender aspectos que fazem parte da nossa sociedade, como estado, religião, família, mercado, moral, sexualidade, divisão do trabalho, modos de agir, populações, justiça, violência e estruturas das sociedades e seus modos de transformação.
Os membros que constituem uma sociedade são organizados e formam relações sociais que são orientadas por uma única cultura, por essa razão as sociedades possuem um status de união. A cultura é a capacidade desenvolvida pelo ser humano através do convívio social, sendo assim todos os seres humanos possuem cultura, pois ela abrange os conhecimentos, crenças, artes, moral, leis, costumes e outras capacidades que o homem adquiriu por fazer parte da sociedade. Quando o tema cultura é abordado por sociólogos, compreende-se implicitamente que fazem parte dela os aspectos da vida humana que são aprendidos e que tornam possíveis a cooperação e a comunicação entre os seres humanos.
Podem existir contradições de valores culturais em uma sociedade ou até mesmo estas ao longo do tempo sofrerem modificações, uma vez que, toda cultura já possui padrões de comportamento determinados, elas podem se tornar estranhas a pessoas de outras raízes culturais, por isso é de extrema importância a presença da sociologia em uma sociedade, onde ela permite ampliar o conhecimento e compreender o comportamento de cada ser humano em que nela existe.


Referência Bibliográfica:
CASAGRANDE, Jacir Leonir; AMORIM, Tade-Ane de; Sociologia: livro didático; design instrucional Ligia Maria Soufen Tumolo. Palhoça: UnisulVirtual, 2007.

8 comentários:

  1. o tema é bem interessante pois faz parte do nosso dia-a-dia, que muitas vezes não damos importancia ao significado. Está de facil entendimento. Poderia ter mais referências, porém, isso não prejudicou o trabalho. As cores estão legais, de fácil visibilidade.
    Conceito A!

    Daiane
    Eliziane
    Juliana Ávila
    Josiana

    ResponderExcluir
  2. O tema abordado no blog traz informações importantes, foi descrito de forma clara, está bem estruturado, se apresenta de forma organizada. Entretanto, foi utilizada apenas uma referência para elaboração do texto, é importante basear-se em outros autores para possuir uma visão mais ampla do assunto.
    Conforme o exposto, avaliamos como B+!

    Att,
    Daniela Lohn
    Daniele N. S.
    Michele Gonçalves

    ResponderExcluir
  3. Este tema destacado sobre a sociedade é de extrema importância, pois está inserida no nosso dia-a-dia através de todas as nossas ações, condutas e pessoas que estão ao redor, onde todos os itens juntos formam a sociedade em que vivemos. Mas por ser um tema bastante abrangente e interessante, poderia ter um pouco mais de referências, sair de ficar somente ficar uma única idéia. Poderia estar organizado em divisões para ficar mais fácil de entender. As cores estão compatíveis (fundo claro e escrita escura).
    Conceito A.

    Carine Dehlano
    Daiana Madeira Espindola
    Mayara Guesser
    Silvânia Fuhr

    ResponderExcluir
  4. Elucidaram o conceito de sociologia e a importância dessa disciplina em nosso meio pois todos nós vivemos em constante comunicação, porém utilizaram somente uma referência. Muitas vezes é importante se basear na opinião de vários autores para construir uma pensamento crítico.
    Conceito B

    Alessandra Oreano
    Priscila Anton
    Nathalia Wigg

    ResponderExcluir
  5. As informações contidas são de extrema importância na nossa sociedade, pois a sociologia está presente constantemente no nosso cotidiano, ela estuda a sociedade como um todo através do passado, futuro, religião, âmbito familiar, relação no trabalho, conversas, na estrutura de uma sociedade através de suas transformações. Porém ficaria mais atrativo um mini artigo relacionado com nutrição, como é propósito da matéria.
    Muito bem organizado, estruturado, as cores utilizadas não foram chamativas. Faltou mais acesso a referências.
    Conceito:”B”

    Bianca V. Rosa
    Luciana Pederneiras
    Sendy de A. T. Speck
    Stéphanie Prockmann

    ResponderExcluir
  6. O tema escolhido é muito interessante, traz
    informações esclarecedoras a sociologia e a
    sociedade. Mas poderia ter sido melhor elaborado
    no sentido de associar a matéria escolhida com a nutrição. O blog tem um formato simples mas bem bonito. E as referências usadas estão bem claras.
    Conceito "B"

    Bruna Franco Vieira
    Caroline Machado Dias
    Dannyelle Lima Martins

    ResponderExcluir
  7. O tema desse artigo foi muito bem escolhido e abordado, conta com informações de valor no campo da Sociologia, mas poderia ser mais interessante se relacionado com a Nutrição. Muito bom! Conceito B.

    Camila Amaral
    Rafaela Haeger

    ResponderExcluir